InnovCenter - Plataforma de Inovação

No passado mês de Abril foi apresentado, internamente, às várias direcções e negócios da Mota-Engil Engenharia a nova plataforma da Inovação, o InnovCenter.
O desenvolvimento do InnovCenter foi promovido pelo núcleo da Inovação, tendo sido envolvidas, durante o seu desenho e concepção, as várias áreas da empresa de forma a contemplar e integrar o máximo de requisitos e necessidades das mesmas.
Há aproximadamente um ano e meio que a empresa tem vindo a utilizar plataformas open-source para gerir o seu Sistema de Gestão IDI com o objectivo de afinar o seu processo e percepcionar como se garantiria a eficiência nos seus fluxos.
O InnovCenter surgiu de uma visão partilhada com a Administração de ter “todos” os colaboradores envolvidos no processo de inovação da organização. Face à dispersão geográfica da empresa tornava-se crucial encontrar um meio de comunicação entre todos os colaboradores.
Em Setembro de 2009, a empresa WeListen foi contratada com o objectivo de desenvolver uma aplicação Web que unisse toda a empresa em torno da máxima “inovar para criar valor” e que respondesse na íntegra ao caderno de encargos apresentado pela Mota-Engil. A WeListen superou as nossas expectativas transformando-se logo de inicio num parceiro no processo de desenvolvimento tanto ao nivel do design como ao nivel das funcionalidades, tendo o seu contributo agregado valor e sido de extrema na concretização do InnovCenter.
Actualmente a Mota-Engil Engenharia iniciou o Roll Out do InnovCenter por toda a empresa, estando a sua generalização a ser feita de forma progressiva, pretendendo-se envolver todas as áreas seleccionadas para o piloto até finais de Julho de 2010.
O InnovCenter integra todo o processo de inovação desde a recolha de ideias até ao desenvolvimento dos projectos e consequente criação de valor. As ideias são recolhidas por desafio, sendo que um desafio poderá ser uma oportunidade que se pretende explorar, uma necessidade a colmatar ou um problema a resolver. Posteriormente cada ideia é colocada por um período pré-definido de discussão antes da sua avaliação. Todas as ideias são avaliadas segundo o seu alinhamento pela estratégia, o seu potencial, o seu risco, e a quantidade de recursos envolvidos.
Há medida que as ideias inovadoras vão emergindo da plataforma, vão sendo definidas prioridades sobre quais as ideias a estudar primeiro, e sobre quais deverá ser preparado o plano de projecto. O planeamento, controle e monitorização do projecto é possível graças a um módulo que proporciona um conjunto de templates e orientações aos potenciais e actuais gestores de projecto.
O InnovCenter tem atraído a atenção da imprensa internacional da especialidade, nomeadamente a sua versão comercial o InnovationCast comercializada pela WeListen, tendo inclusive conquistado um quarto lugar no “Enterprise 2.0 Launch Pad” (a 16 de Junho) em Boston de entre muitas outros candidatos.
A Mota-Engil Engenharia foi igualmente convidada a apresentar uma comunicação sobre o seu sistema de Gestão IDI e o InnovCenter no “L'International Forum on Enterprise 2.0 2010” a 10 de Junho de 2010 em Milão. A receptividade foi muito grande tendo tanto o nosso sistema de gestão como plataforma InnovCenter, sido bastante elogiada pelos presentes.
A Mota-Engil Engenharia coloca-se ao nível de empresas de renome internacional, como a Citroen, a Intel, a IBM, a Oracle e a Pirelli.